segunda-feira, 22 de maio de 2017

Consistório 2017 - Dados Estatísticos

Os eclesiásticos que haverão de ser criados cardeais no próximo Consistório de 28 de junho provêm de 5 países: 2 europeus, 1 africano, 1 americano e 1 asiático.

MALI
O Mali é um país africano de 17 milhões de habitantes. A maioria da população é muçulmana e conta com apenas 2,4% de cristãos. Os católicos são cerca de 280 mil. A Igreja em Mali compreende uma Província Eclesiástica: a Arquidiocese de Bamako e 5 Dioceses Sufragâneas. A Arquidiocese de Bamako, sede do futuro cardeal, conta com 134 mil católicos.

ESPANHA
A Espanha é um país de 48 milhões de habitantes, com 94% de população católica declarada. A estrutura eclesiástica é formada por 14 Províncias Eclesiásticas, dividida em 71 circunscrições: 14 arquidioceses, 55 dioceses, 1 ordinariato militar e 1 ordinariato para fiéis de rito oriental. A Arquidiocese de Barcelona, sede do futuro cardeal, tem 2.200.000 católicos.

SUÉCIA
A Suécia é um país escandinavo de pouco menos de 10 milhões de habitantes, a maioria dos quais pertence oficialmente à Igreja Luterana. Todo o país compreende uma única jurisdição eclesiástica, a Diocese de Estocolmo. Os católicos são apenas 150 mil em todo o país, cerca de 1,5% dos habitantes.

LAOS
O Laos é um país asiático de 6.800.000 habitantes em sua maioria budista. Os cristãos são apenas 1,5% da população. O país não conta com uma diocese sequer, sendo organizado em 4 Vicariatos Apostólicos sujeitos à Santa Sé. O Vicariato de Paksé, sob os cuidados do futuro purpurado, tem cerca de 15 mil católicos.

EL SALVADOR
El Salvador é um país centro-africano de pouco mais de 6 milhões de habitantes, dos quais 58% são católicos. A hierarquia católica é organizada em uma Província Eclesiástica: 1 arquidiocese, 7 dioceses e 1 ordinariato militar. A Arquidiocese de San Salvador, da qual o futuro cardeal é bispo auxiliar, tem cerca de 2.300.000 católicos.

Os cardeais de Mali, Suécia, Laos e El Salvador serão os primeiros na história de seus respectivos países.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário