segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Cardeal Abril y Castelló completa 80 anos

Sua Eminência Reverendíssima o senhor Cardeal Santos Abril y Castelló, Arcipreste da Basílica Papal de Santa Maria Maior, completa hoje 80 anos.

Segundo o estabelecido pelo "Motu proprio" Ingravescentem aetatem, de 21/11/1970, perdeu o direito de participar do Conclave em vista da eleição do Sumo Pontífice.

Nesta data o Sacro Colégio dos Cardeais conta com 219 purpurados, 118 dos quais são eleitores e 101 não eleitores.

sábado, 19 de setembro de 2015

Cardeal De Paolis completa 80 anos

Sua Eminência Reverendíssima o senhor Cardeal Velasio De Paolis, Presidente Emérito da Prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé, completa hoje 80 anos.

Segundo o estabelecido pelo "Motu proprio" Ingravescentem aetatem, de 21/11/1970, perdeu o direito de participar do Conclave em vista da eleição do Sumo Pontífice.

Nesta data o Sacro Colégio dos Cardeais conta com 219 purpurados, dos quais 119 são eleitores e 100 não eleitores.  

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Metropolia de Presov dos Eslovacos



A Metropolia de Presov é a Sé Primacial da Igreja Greco-Católica Eslovaca, uma das 22 Igrejas Orientais Sui juris, em comunhão com a Igreja de Roma.

A história dos greco-católicos na Eslováquia se insere na da Igreja Rutena, uma vez que a União de Uzhhorod de 1646 foi unanimemente aceita no território oriental da atual Eslováquia. Os fiéis, embora possuíssem origem étnica diversa, se identificavam como Rutenos e estavam submetidos ao Eparca de Mukachevo.

Em 22/09/1818 foi criada a Eparquia de Presov para os fiéis eslovacos, coexistindo num mesmo território com a Eparquia de Mukachevo para os fiéis rutenos.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a maioria dos fiéis rutenos e eslovacos se encontraram no território da Tchecoslováquia, nas duas Eparquias. Houve um movimento de retorno à ortodoxia por parte de alguns greco-católicos no período entre-guerras. Em 1937, a Eparquia foi retirada da jurisdição do Primaz húngaro e as paróquias que se achavam na Hungria formaram o novo Exarcado Apostólico de Miskolc. Com o tempo, o fiéis deste exarcado ruteno passaram a usar o húngaro, em vez do eslavônico, e hoje são parte da Igreja Greco-Católica Húngara.

Depois da Segunda Guerra Mundial, o território da Eparquia de Mukachevo foi anexado pela União Soviética, ficando todos os fiéis greco-católicos, rutenos e eslovacos, no território da Tchecoslováquia sujeitos unicamente à Eparquia de Presov.

Os comunistas promoveram em Presov, em abril de 1950, um falso sínodo em que 5 sacerdotes e alguns leigos declararam o fim da União de Uzhhorod e pediram para serem admitidos ao Patriarcado Ortodoxo de Moscou, mais tarde Igreja Ortodoxa da Tchecoslováquia. O bispo de Presov Beato Pavel Petro Gojdic e seu auxiliar, Beato Basil Hopko, foram presos. Gojdic morreu na prisão e Hopko em prisão domiciliar.

Durante a primavera de Praga de 1968, as antigas paróquias greco-católicas puderam voltar à comunhão com Roma. De 292, votaram pela comunhão com Roma 205 paróquias, embora a maioria dos edifícios de culto permanecessem nas mãos da Igreja Ortodoxa Russa, em razão da invasão soviética no mesmo ano. Um sacerdote foi nomeado Administrador Apostólico em 1969, em razão da morte de Gojdic em 1960 e da péssima condição de saúde de Hopko.

Em 1980 foi criada a Eparquia dos Santos Cirilo e Metódio de Toronto para os fiéis greco-católicos eslovacos no Canadá.

Com a queda do regime comunista em 1989, o Administrador Apostólico Pe. Ján Hirka foi nomeado Eparca de Presov e os edifícios de culto voltaram à posse da Eparquia. 

Em 1996, em razão do fim da Tchecoslováquia, foi criado o Exarcado Apostólico da República Tcheca para os fiéis rutenos. 

Em 1997 foi criado o Exarcado Apostólico de Kosice e em 2008 elevado à condição de Eparquia. Na mesma ocasião foi criada a Eparquia de Bratislava e a Eparquia de Presov foi elevada à condição de Arquieparquia ou Metropolia Sui juris.

A Igreja Greco-Católica Eslovaca conta hoje com estas quatro jurisdições e cerca de 350 mil fiéis.

Governo

Sua Exª Revma. Dom Ján Babjak
Arcebispo Metropolita de Presov dos Eslovacos


Nascimento: 28/10/1953 em Hazín Nad Cirochou, Eslováquia
Ordenação Sacerdotal: 11/06//1978
Sagração Episcopal: 6/01/2003 como Bispo de Presov
Nomeação: 30/01/2008 como Metropolita

Site Oficial da Metropolia: http://www.grkatpo.sk/

Metropolia de Hajdúdorog dos Húngaros



A Metropolia de Hajdúdorog é a Sé Primacial da Igreja Greco-Católica Húngara, uma das 22 Igrejas Orientais Sui juris em comunhão com a Igreja de Roma.

Uma significativa presença de cristãos ortodoxos na Hungria durante a Idade Média é atestada pela presença de vários mosteiros bizantinos nos séculos XI e XII. Eles foram lamentavelmente destruídos no século XIII pelas invasões dos Tártaros.

No século XVI, em razão das invasões turcas, uma onda migratória alterou o panorama da região, levando ao nordeste da Hungria sérvios, rutenos, eslovacos e gregos ortodoxos. A maioria deles se torna católica e retém sua tradição litúrgica bizantina. São colocados debaixo da jurisdição da Eparquia de Mukacheve dos Rutenos.

No século XVIII foi a vez dos protestantes húngaros se converterem ao catolicismo e escolherem o rito bizantino, aumentando assim o número de fiéis católicos orientais no país majoritariamente latino.

Provavelmente em razão destes últimos, ganhou força o movimento pelo uso do vernáculo na liturgia. Uma tradução húngara da Liturgia de São João Crisóstomo foi publicada em 1795 privadamente. Representantes das 58 paróquias húngaras da Eparquia de Mukacheve se reuniram em 1868 e criaram uma organização a fim de promover a tradução dos textos litúrgicos e a criação de uma eparquia própria. No ano santo de 1900, um grupo de greco-católicos húngaros pediu ao Papa que lhes concedesse a faculdade da língua e a autonomia canônica. A Santa Sé criou uma comissão de estudos envolvendo as autoridades húngaras.

O papa São Pio X estabeleceu a Eparquia de Hajdúdorog em 8 de junho de 1912, mas determinou o uso do grego na Liturgia. O clero teria três anos para adotar a nova língua, uma vez que recusaram o eslavônico, A eclosão do Primeira Guerra Mundial impediu a implementação da determinação da Santa Sé.

Com o fim da Guerra e a mudança das fronteiras, vinte e uma paróquias rutenas ficaram no território húngaro. Para elas, que usavam o eslavônico, foi criado o Exarcado Apostólico de Miskolc dos Rutenos. Na década de 40, já integrados na Hungria, passaram a usar o húngaro e se tornaram canonicamente subordinados ao Eparca de Hajdúdorog.

Em 20 de março de 2015 o Papa Francisco elevou a Sé de Hajdúdorog à condição de Arquieparquia, tendo como sufragâneas a Eparquia de Miskolc, até então Exarcado, e a recém-criada Diocese de Nyíregyháza. As três jurisdições contam com cerca de 290 mil fiéis na Hungria.

Governo

Sua Exª Revma. Dom Péter Fülöp Kocsis
Arcebispo Metropolita de Hajdúdorog dos Húngaros


Nascimento: 13/01/1963 em Szeged, na Hungria
Ordenação Sacerdotal: 2/08/1989
Sagração Episcopal: 30/06/2008 como Bispo de Hajdúdorog
Nomeação: 20/03/2003 como Metropolita

Site Oficial da Metropolia: http://www.gorogkatolikus.hu/