terça-feira, 1 de setembro de 2015

Metropolia de Hajdúdorog dos Húngaros



A Metropolia de Hajdúdorog é a Sé Primacial da Igreja Greco-Católica Húngara, uma das 22 Igrejas Orientais Sui juris em comunhão com a Igreja de Roma.

Uma significativa presença de cristãos ortodoxos na Hungria durante a Idade Média é atestada pela presença de vários mosteiros bizantinos nos séculos XI e XII. Eles foram lamentavelmente destruídos no século XIII pelas invasões dos Tártaros.

No século XVI, em razão das invasões turcas, uma onda migratória alterou o panorama da região, levando ao nordeste da Hungria sérvios, rutenos, eslovacos e gregos ortodoxos. A maioria deles se torna católica e retém sua tradição litúrgica bizantina. São colocados debaixo da jurisdição da Eparquia de Mukacheve dos Rutenos.

No século XVIII foi a vez dos protestantes húngaros se converterem ao catolicismo e escolherem o rito bizantino, aumentando assim o número de fiéis católicos orientais no país majoritariamente latino.

Provavelmente em razão destes últimos, ganhou força o movimento pelo uso do vernáculo na liturgia. Uma tradução húngara da Liturgia de São João Crisóstomo foi publicada em 1795 privadamente. Representantes das 58 paróquias húngaras da Eparquia de Mukacheve se reuniram em 1868 e criaram uma organização a fim de promover a tradução dos textos litúrgicos e a criação de uma eparquia própria. No ano santo de 1900, um grupo de greco-católicos húngaros pediu ao Papa que lhes concedesse a faculdade da língua e a autonomia canônica. A Santa Sé criou uma comissão de estudos envolvendo as autoridades húngaras.

O papa São Pio X estabeleceu a Eparquia de Hajdúdorog em 8 de junho de 1912, mas determinou o uso do grego na Liturgia. O clero teria três anos para adotar a nova língua, uma vez que recusaram o eslavônico, A eclosão do Primeira Guerra Mundial impediu a implementação da determinação da Santa Sé.

Com o fim da Guerra e a mudança das fronteiras, vinte e uma paróquias rutenas ficaram no território húngaro. Para elas, que usavam o eslavônico, foi criado o Exarcado Apostólico de Miskolc dos Rutenos. Na década de 40, já integrados na Hungria, passaram a usar o húngaro e se tornaram canonicamente subordinados ao Eparca de Hajdúdorog.

Em 20 de março de 2015 o Papa Francisco elevou a Sé de Hajdúdorog à condição de Arquieparquia, tendo como sufragâneas a Eparquia de Miskolc, até então Exarcado, e a recém-criada Diocese de Nyíregyháza. As três jurisdições contam com cerca de 290 mil fiéis na Hungria.

Governo

Sua Exª Revma. Dom Péter Fülöp Kocsis
Arcebispo Metropolita de Hajdúdorog dos Húngaros


Nascimento: 13/01/1963 em Szeged, na Hungria
Ordenação Sacerdotal: 2/08/1989
Sagração Episcopal: 30/06/2008 como Bispo de Hajdúdorog
Nomeação: 20/03/2003 como Metropolita

Site Oficial da Metropolia: http://www.gorogkatolikus.hu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário